domingo, 9 de setembro de 2012

10 filmes: Preto e Branco fora de tempo

O objectivo desta 'rubrica', se assim se pode chamar, é apresentar 10 filmes temáticos. Não são necessariamente obras-primas, nem estes posts pretendem ser tops definitivos. Até porque estas coisas podem sempre variar consoante cada um. A ordem é a cronológica, precisamente para não dar mais ou menos destaque a um determinado filme. São simplesmente os dez primeiros filmes que me vieram à cabeça sobre um determinado tema e quase todos bastante recomendáveis. Para estrear, a propósito do recente visionamento de «O Homem Elefante», de David Lynch, ficam dez filmes a preto e branco lançados quando o cinema a cores já estava mais do que 'na moda'. Convido-vos também, se quiserem, a partilharem na caixa de comentários outras propostas. Estas são as minhas:

Psico, de Alfred Hitchcock (1960)

A Última Sessão, de Peter Bogdanovich (1971)

Manhattan, de Woody Allen (1979)

Toiro Enraivecido, de Martin Scorsese (1980)

O Homem Elefante, de David Lynch (1980)

La Vie de Bohème, de Aki Kaurismaki (1992)

Ed Wood, de Tim Burton (1994)

O Barbeiro, de Joel e Ethan Coen (2001) 

Boa Noite, e Boa Sorte, George Clooney (2005)

O Cavalo de Turim, de Béla Tarr (2011)

2 comentários:

  1. Todos grandes filmes (só não vi dois). Destaco Psico como o meu preferido do top. Assim de repente, lembro-me de The White Ribbon do Haneke, de Who's Afraid of Virginia Woolf?, de To Kill a Mockingbird, de Alphaville (e mais alguns do Godard), Memento num certo ponto de vista (eheh), e tantos mais.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Psico é dos meus filmes de eleição, não poderia faltar nesta lista (não é bem top) :) Essas também são boas sugestões. Retiraria o Memento, porque só tem mesmo algumas cenas a preto e branco. Daí não ter incluído, por exemplo, a Lista de Schindler.

      Cumprimentos

      Eliminar