segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A primeira trilogia do Cinema português? (correcção)

Por estes dias anda meio mundo preocupado com o Cinema português. É normal, pois em duas semanas estrearam aqueles que muitos prometem ser os grandes blockbusters nacionais que vão salvar a Sétima Arte em Portugal: «Morangos com Açucar - O Filme» e «Balas e Bolinhos 3 - O Último Capítulo». Não discuto o mérito de nenhum dos dois, pois não cheguei a vê-los e ficaria mal fazer juízos de valor nesse sentido. Mas aparentemente são mais falados pelo comportamento na bilheteira, sobretudo o primeiro, do que pela sua qualidade. O que me fez escrever este post foi o facto de «Balas e Bolinhos 3» estar a ser promovido e considerado como o final da primeira trilogia do Cinema português. Não sei se houve alguma trilogia antes ou depois, mas para mim esse título (se é que podemos considerá-lo um título) cabe à trilogia de Deus, de João César Monteiro. Querer apagar esse pequeno pormenor para promover algo que muito provavelmente não lhe chegará aos calcanhares, por muitos espectadores que tenha em sala (e no dia em que a qualidade dos filmes for avaliada pelo resultado de bilheteira, seja em que país for, estaremos muito mal), é mau sinal. Quanto mais não seja porque está a ser apagado um pedaço da memória do Cinema português. Daí nada melhor do que recordar os três filmes de João César Monteiro protagonizados por João de Deus, que compõem a chamada trilogia de Deus.

Recordações da Casa Amarela (1989)

A Comédia de Deus (1995)

As Bodas de Deus (1999)

Para os interessados, o segundo capítulo da trilogia de Deus, «A Comédia de Deus», vai ser passar na Cinemateca na próxima sexta-feira, dia 13 de Setembro, às 19h00. Uma boa oportunidade para ver pela primeira vez ou rever em sala esta obra de um dos mais polémicos cineastas portugueses.

Correcção: o filme «A Comédia de Deus» passa de facto na Cinemateca no dia 13, às 19h00, mas o dia 13 não é sexta, mas quinta-feira. Por este pequeno erro, peço desculpa aos leitores.

2 comentários:

  1. Excelente sugestão se conseguir ir a tempo vou lá.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também gostava de ver, mas tem o problema de ser um bocado grande. Logo se vê se consigo ir ou não.

    Abraço

    ResponderEliminar