segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Women Are Heroes, de Jr. (2010)


De boas intenções está o inferno cheio, lá diz o velho ditado. Não que JR, street artist e realizador do documentário «Women Are Heroes», mereça ir para o inferno. Longe disso. Mas o documentário que realizou a propósito de um dos seus últimos projectos, precisamente chamado «Women Are Heroes», podia ter tido um melhor resultado e acaba por não ser mais do que uma espécie de making off desse mesmo projecto.

Com ecos de «Lixo Extraordinário», (um outro documentário, curiosamente realizado no mesmo ano e centrado num outro projecto artístico, mas do artista plástico Vik Muniz, feito com a ajuda dos trabalhadores de uma lixeira do Rio de Janeiro) «Women Are Heroes» mostra-nos as histórias das protagonistas desse projecto de JR. Neste projecto o street artist francês colou gigantescas colagens de fotografias de mulheres, com olhos bastante expressivos, nos seus locais de origem, todos situados em países do Terceiro Mundo: Brasil, Quénia, Cambodja e Índia. Durante a execução de «Women Are Heroes», JR aproveitou também para entrevistar as mulheres que dão cara às suas obras e são essas conversas que nos apresentam as suas histórias de vida. O filme tenta em simultâneo mostrar o antes e o depois das suas obras: primeiro com algumas fotografias, mais tarde a forma como essas mesmas fotografias surgem em colagens integradas em bairros de lata ou meios transporte, dando uma nova imagem a esses locais.

Mas se as intenções são boas, o resultado final nem por isso. JR bem tenta fazer algo diferente, seja na forma de filmar (sobretudo no segmento brasileiro, mais experimentalista), seja na forma como são contadas as várias histórias por estas mulheres, que são as heroínas do filme. Mas os diferentes episódios tornam-se bastante desequilibrados e quase que parecem saídos de uma série criada por diferentes realizadores. Nuns é dado mais destaque ao processo de criação do artista, noutros às protagonistas e há ainda outro (o do Quénia, talvez o mais bem conseguido), onde é explicado o contexto em que a obra se encaixou naquela sociedade e como esta foi recebida pelos habitantes daquela comunidade.

«Women Are Heroes» acaba por ser mais um veículo para JR mostrar a sua obra, tal como já tinha acontecido em «Lixo Extraordinário» com Vik Muniz. Mas neste último caso o resultado é mais coeso, pois está focado numa comunidade específica e não em várias ao mesmo tempo. Esta fragmentação, que até podia ser um trunfo do documentário de JR, acaba por jogar contra si. Não confundir contudo a qualidade do documentário com o interessante resultado final do projecto de JR, que pode ser visto no filme.

Classificação: 2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário