sábado, 6 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Coleur de Peau: Miel, de Laurent Boileau, Jung Henin (2012)

«Coleur de Peau: Miel», da dupla Laurent Boileau e Jung Henin, é um dos filmes da secção «O Universo da Animação», a secção da Festa do Cinema Francês que pretende mostrar algumas obras mais recentes, e não só, do Cinema de Animação francês. Baseado na história pessoal de um dos realizadores, Jung Henin, esta deliciosa animação conta como Jung foi educado por uma família belga, que o adoptou depois da Guerra da Coreia. Jung foi uma das cerca de 200 mil crianças coreanas adoptadas por famílias de outros países que as adoptaram no final do conflito que terminou com a divisão da Península da Coreia.

Toda esta história é contada em pano de fundo, assim como a busca das suas raízes pelo próprio Jung, que surge em imagens reais, o que resulta numa interessante mistura entre os dois géneros. Mas o grosso de «Coleur de Peau: Miel», em animação, serve para contar a história da infância de Jung e como este se adaptou a uma família estranha e vice-versa. Todos os episódios normais do crescimento de uma criança estranha num país estranho, desde a sua relação com os novos irmãos à forma como as crianças coreanas eram vistas por outros, são mostradas neste belo filme. Num dos episódios mais engraçados vemos o jovem Jung a renegar a sua origem, adoptando a cultura japonesa para se esquecer de onde veio e afastar um certo ostracismo de que era alvo.

Com «Coleur de Peau: Miel» a dupla Laurent Boileau e Jung Henin consegue atingir quase em pleno aquilo que tem sido uma tendência no universo da animação recente: um filme para os mais novos que consegue também chegar aos mais velhos, que podem aproveitar o caso de Jung para conhecer uma história com contornos reais que nos remete para acontecimentos da História recente, muito provavelmente pouco conhecida no Ocidente.

Classificação: 4/5

«Coleur de Peau: Miel» vai passar hoje, dia 5 de Outubro, às 17 horas no Cinema São Jorge, em Lisboa, e de novo no dia 11 de Outubro, às 10h30, também no Cinema São Jorge em sessões escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário