sábado, 6 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Je Me Suis Fait Tout Petit, de Cécilia Rouaud (2012)

«Je Me Suis Fait Tout Petit» marca a estreia na realização de Cécilia Rouaud e é um dos destaques do dia na 13ª Festa do Cinema Francês. Interpretado por Denis Ménochet (cara conhecida para os fãs de Tarantino, pois o actor entrou no último filme do norte-americano, «Sacanas Sem Lei»), o filme é uma comédia dramática sobre um professor à deriva, prestes a abandonar o trabalho em Paris rumo à solidão da Bretanha, cuja vida muda de repente quando se vê a braços com o filho da ex-mulher, que o abandonou há cerca de cinco anos. Além de ter de tratar do petiz, que foi deixado em casa da irmã de Yvan pela sua própria ex-esposa, Yvan tem ainda de lidar com duas filhas adolescentes que não gostaram da ideia de ficar sem o irmão de repente e tomam medidas drásticas para o demover. A juntar a tudo isto surge em cena a despassarada Emmanuelle (Vanessa Paradis), uma nova professora na escola de Yvan, por quem acaba por se apaixonar. Todos estes factores repentinos levam Yvan a reequacionar a sua vida e os planos que tinha para tentar recuperar do impasse.

Com uma excelente interpretação de Denis Ménochet, num daqueles papéis onde o actor principal é praticamente obrigado a levar o filme às costas, «Je Me Suis Fait Tout Petit» é uma boa estreia de Cécilia Rouaud, apesar de em alguns aspectos o argumento ser um pouco confuso. Claro que ajuda a presença de um bom elenco de suporte à personagem de Yvan, assim como uma bela banda sonora, em grande parte baseada em guitarra, que está à altura da história. Uma boa estreia.

Classificação: 4/5

«Je Me Suis Fait Tout Petit» vai passar hoje, dia 6 de Outubro, às 22 horas no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete no dia 8 de Outubro, também no São Jorge e à mesma hora. O filme passa ainda no dia 11 de Outubro em Almada, no Fórum Romeu Correia, às 21h00, no dia 12 no Institut Français du Portugal, às 18h45, dia 21 em Faro, no Teatro Municipal de Faro, às 21h30, e no dia 25 em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, às 21h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário