sábado, 6 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Sur la piste du Marsupilami, de Alain Chabat (2012)

À semelhança do que tem acontecido com os super-heróis da banda desenhada dos EUA, também as personagens de BD europeias têm sido levadas ao grande ecrã com alguma regularidade nos últimos anos. Algumas adaptações com resultados interessantes («As Múmias do Faraó - As Aventuras de Adèle Blanc-Sec»), outras razoáveis (alguns episódios da série «Astérix», que está prestes a estrear o quarto filme) e ainda objectos mais fracos («Os Irmãos Dalton»). O mais recente a ter tratamento cinematográfico foi Marsupilami, um animal exótico que apareceu primeiro na BD de Spirou antes de ter direito a uma série própria.

Tal como os exemplos referidos, também «Sur la piste de Marsupilami» opta por ser um filme em imagem real, onde apenas o marsupilami é criado digitalmente. E esta opção começa por ser um dos pontos fracos do filme, pois todo este universo garrido e personagens com esgares estranhos, elementos que em animação teriam resultado na perfeição, não convencem. Depois temos uma história fraca (um histórico jornalista de televisão com a carreira em risco é enviado para a Palômbia, o país onde fez a sua primeira grande reportagem, para tentar recuperar a sua carreira num prazo apertado), piadas que não funcionam de todo (o segmento sobre a profecia é um desses exemplos) e que nem sempre percebemos se são dirigidas a um público mais adulto ou aos mais novos.

Curioso é constatar que «Sur la piste de Marsupilami» foi realizado por Alain Chabat, que realizou «Astérix e Obélix: Missão Cleópatra», aquele que é considerado o melhor episódio da série Astérix no Cinema, e conta com um bom lote de actores, como Jamel Debbouze ou Lambert Wilson, este último num papel que não sabemos se nos faz rir ou chorar, pois é demasiado mau para um actor deste calibre. No final ficamos a questionar-nos até onde pode ser esticada a corda nas adaptações de BD e esperar que Marsupilami não venha a ter sequelas no futuro.

Classificação: 1/5

«Sur la piste de Marsupilami» vai passar hoje, dia 6 de Outubro, às 17h00 no Cinema São Jorge, em Lisboa e repete no dia 9 no Institut Français du Portugal, também em Lisboa, às 19h45. O filme vai ainda passar pelo Rivoli Teatro Municipal, no Porto, no dia 27 de Outubro, às 18h30, e pelo Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, no dia 30 de Outubro, às 21h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário