terça-feira, 27 de novembro de 2012

Operação Outono, de Bruno de Almeida (2012)

Num país que nem sempre trata bem a sua História recente são de louvar as tentativas de alguns para darem a conhecer certos episódios que não vêm nos livros da escola. O projecto mais recente de Bruno de Almeida recupera o caso a morte de Humberto Delgado, um dos poucos homens que defrontou a ditadura de Salazar e acabou por sofrer as consequências de tal façanha ao ser assassinado por agentes da PIDE. O assassinato do General Sem Medo, como Humberto Delgado era chamado, resultou da chamada Operação Outono, que dá nome ao filme de Bruno de Almeida.

Se a ideia original era boa, adaptar uma obra publicada recentemente pelo neto de Humberto Delgado que trouxe novos dados sobre o episódio, o resultado final deixa muito a desejar. A começar pela escolha de John Ventimiglia para interpretar o papel do general. Apesar de o actor norte-americano ser bastante parecido com Humberto Delgado e até estar convincente no papel, o péssimo trabalho de dobragem do filme deita tudo a perder e distrai-nos completamente durante toda a primeira parte do filme, ou seja, sempre que o opositor de Salazar está em cena. A partir daqui dificilmente nos conseguimos abstrair deste pequeno pormenor e de todas as falhas de «Operação Outono».

As personagens não passam de meras caricaturas, sobretudo os operacionais da PIDE, que vão desde o agente com ar de labrego que mal fala a não ser para balbuciar ao informador com ar de mau que nos faz lembrar um Boris Karloff. O que podia ser um bom filme sobre um episódio histórico, com um elenco bem conseguido e uma boa utilização de imagens de arquivo para mostrar a época em que decorre a acção, não consegue ser mais do que um filme de série B de má qualidade. No meio disto tudo uma surpresa: Camané, que se estreia como actor num pequeno papel e não sai nada mal.

Classificação: 2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário