quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Não há grande marketing que resolva isto

Local: uma sala de cinema em Lisboa.
Um espectador interessado em ver um filme qualquer pede uma opinião à funcionária que vende bilhetes sobre o filme que acaba de começar.
Espectador: É bom?
Funcionária: É português.
O tom da resposta dá a entender algo como: «está por sua conta e risco». Nem um «não sei, ainda não tive oportunidade de ver» [o filme em causa estreou hoje], ou um simples sim ou não. A resposta foi, como se costuma dizer em calão, curta e grossa. Será esta a imagem que temos (ou se tem) do cinema português?

10 comentários:

  1. Essa pessoa devia ser - e não estou a exagerar e peso bem o que digo - imediatamente despedida. Ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não seria tão drástico, apesar de ter ficado um bocado chocado com a resposta. A culpa para mim é mais de quem abre salas de cinema e mete empregados de café a vender bilhetes em vez de ter uma bilheteira normal. Mas mesmo assim não se justifica a resposta. O que também prova outra coisa tão em falta na sociedade em geral: um pouco (nem era preciso muito) de boa educação.

      Eliminar
  2. Não acho que tenha havido má educação na situação, um desinteresse na resposta sim. Nem sei até que ponto é necessário ter funcionários especializados para vender bilhetes de cinema, porque pessoalmente eu só preciso que me saibam dar o troco.

    Onde ficava a falar de filmes era nos saudosos clubes de vídeo, mas aí o ambiente era muito mais propício a isso.

    Quanto à imagem do cinema português acho mesmo que é essa na generalidade. Se formos aos blogs, não será, é um nicho de pessoas muito interessadas em cinema, mas na sua globalidade, sim, a maioria das pessoas tem uma imagem negativa do nosso cinema. Isso é tão claro que basta ver alguns segmentos humorísticos já feitos, ainda me lembro de um sketch dos gato fedorento em que era proibido alguém divertir-se a ver um filme português, hilariante :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mas também não acho que essa imagem seja exclusiva do cinema português, não é.

    Também há muito boa gente que pensa que animação é só para crianças :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas...há que haver um mínimo de bom senso em relação ao sítio onde estamos. Se fosse eu até dizia que o filme era muito bom, queria era vender o bilhete...

      Eliminar
  4. É uma realidade de facto. Também já trabalhei numa bilheteira (na Lusomundo do Colombo) e apanhei vários colegas meus com respostas bastante idênticas. Aliás, até vou mais longe...muitas das respostas eram proferidas por gerentes. Enfim...

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso dos gerentes ainda é mais grave. Parece que afinal é um mal generalizado.

      Eliminar
  5. O problema é que dizer que é "português" é um equívoco, um erro crasso duplo: não só é discutível a existência de uma categoria estética, puramente cinematográfica, chamada "cinema português"; depois, sou contra preconceitos dessa natureza, sobretudo quando parte do tal cinema "português" quer tanto se parecer com o "cinema americano". É uma conversa de tolos, verdadeiramente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Para mim não tem grande interesse o país de origem de um determinado filme, porque no fundo o Cinema é universal. Mas se o filme fosse americano (para ir pelo mais óbvio) de certeza que não haveria uma resposta daquelas. E no caso específico do filme em causa prova uma vez mais que a pessoa não sabia a mínima ideia do que está a falar. Mas sim, é uma conversa de tolos. Este post foi um bocado um desabafo

      Eliminar
  6. Ou simplesmente a senhora não tem grande formação ou interesse em cinema e está ali simplesmente para ganhar o seu dinheiro ao final do mês...

    ResponderEliminar